Instrumentos de Avaliação Alternativos





Um portefólio pode e deve incluir trabalhos que documentem as actividades realizadas pelo aluno. É fundamental que o aluno elabore uma reflexão sobre esses mesmos trabalhos, pois só assim se poderá fomentar uma atitude reflexiva sobre a aprendizagem, favorecendo a tomada de consciência sobre as dificuldades e os progressos e o desenvolvimento de atitudes metacognitivas. Na fase de reflexão o professor terá que apresentar aos alunos algumas indicações que conduzam ao desenvolvimento de diversos níveis de reflexão: documentação (escolhi este trabalho porque...); comparação (este trabalho enriquece o meu portefólio porque...); e integração (o meu dossier revela um progresso porque...) (Lambdin & Walker, 1994).
Existem claras vantagens no uso do portefólio como instrumento de avaliação, nomeadamente:
§  a capacidade de organizar a informação em função de critérios definidos pelo aluno;
§  a capacidade de seleccionar materiais significativos da sua aprendizagem; e a reflexão sobre os trabalhos realizados, ao longo de um período alargado de tempo, numa perspectiva de desenvolvimento;
§  a possibilidade de mostrar o que valoriza nas aprendizagens realizadas;
§  o desenvolvimento da criatividade e capacidades de trabalho individual, em contextos de trabalho que vão para além do que é feito na sala de aula;
§  dar ao aluno a oportunidade de mostrar aquilo que melhor sabe fazer, evidenciando a riqueza do seu trabalho e competências que dificilmente são visíveis em testes tradicionais;
§  favorece o carácter positivo da avaliação ao favorecer capacidades reflexivas e a auto-avaliação das aprendizagens.
A auto-reflexão leva os alunos a identificar os pontos fortes e os pontos fracos do seu trabalho e a perspectivar estratégias de trabalho que podem melhorar os desempenhos nos diferentes aspectos das competências trabalhadas.