Introdução


Objectivos
Identificar as principais características das diferentes concepções teóricas sobre a avaliação;
Analisar e discutir a avaliação enquanto processo socialmente construído;
Discutir o papel da avaliação formativa enquanto projecto pedagógico de assistência às aprendizagens;
Caracterizar e perspectivar a relevância educacional de instrumentos de avaliação alternativos.



Competências
Fazer um levantamento crítico das necessidades e práticas de avaliação da aprendizagem em contextos educativos;
Delinear práticas de avaliação ancoradas num processo de assistência à construção de aprendizagens, considerando a especificidade dos actores envolvidos e dos contextos educativos em que têm lugar.



Roteiro de Conteúdos
Evolução das concepções teóricas da avaliação: a avaliação como medida à avaliação como um processo de interacção social complexo.
A avaliação como processo socialmente construído: A relação entre saber e avaliação; práticas avaliativas dos professores e concepção do erro.
A avaliação numa perspectiva formativa: Um projecto de assistência às aprendizagens.
Instrumentos de avaliação ao serviço das aprendizagens: Teste em duas fases; Relatório escrito; Portefólio.


Estrutura da reflexão e auto-avaliação sobre o percurso de aprendizagem vivenciado e as actividades desenvolvidas
Selecção da actividade desenvolvida ao longo do semestre considerada mais relevante para a aprendizagem e fundamentação da escolha realizada;
Selecção das minhas 4 intervenções mais relevantes, nos fóruns de discussão, e de 4 intervenções dos colegas e fundamentação da escolha realizada;
Análise e reflexão sobre o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular;