Objectivos |
Identificar as principais características das diferentes concepções teóricas sobre a avaliação; Analisar e discutir a avaliação enquanto processo socialmente construído; Discutir o papel da avaliação formativa enquanto projecto pedagógico de assistência às aprendizagens; Caracterizar e perspectivar a relevância educacional de instrumentos de avaliação alternativos. |
Competências |
Fazer um levantamento crítico das necessidades e práticas de avaliação da aprendizagem em contextos educativos; Delinear práticas de avaliação ancoradas num processo de assistência à construção de aprendizagens, considerando a especificidade dos actores envolvidos e dos contextos educativos em que têm lugar. |
Roteiro de Conteúdos |
Evolução das concepções teóricas da avaliação: a avaliação como medida à avaliação como um processo de interacção social complexo. A avaliação como processo socialmente construído: A relação entre saber e avaliação; práticas avaliativas dos professores e concepção do erro. A avaliação numa perspectiva formativa: Um projecto de assistência às aprendizagens. Instrumentos de avaliação ao serviço das aprendizagens: Teste em duas fases; Relatório escrito; Portefólio. |
Estrutura da reflexão e auto-avaliação sobre o percurso de aprendizagem vivenciado e as actividades desenvolvidas |
Selecção da actividade desenvolvida ao longo do semestre considerada mais relevante para a aprendizagem e fundamentação da escolha realizada; Selecção das minhas 4 intervenções mais relevantes, nos fóruns de discussão, e de 4 intervenções dos colegas e fundamentação da escolha realizada; Análise e reflexão sobre o percurso realizado ao longo da Unidade Curricular; |